top of page

CONVIDADOS

Palestrantes

PALESTRANTES

Joyce Rodrigues de Araújo

INMETRO, Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Ciências, Mestrado em Química Inorgânica, Bacharel em Química com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Química em pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Pós-Doutorado no Lawrence National Berkeley Laboratory, instituição vinculada à Universidade da Califórnia - Berkeley, Estados Unidos, sob a orientação do Prof. Gabor Somorjai desenvolvendo projeto em Análise de Superfícies e Catálise. Atualmente é Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade na Divisão de Metrologia de Materiais do INMETRO, atuando em análises de espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS) e no desenvolvimento de filmes poliméricos flexíveis, transparentes e condutores de grafeno e óxido de grafeno para aplicação em dispositivos eletrônicos, conjuntamente com o laboratório de dispositivos orgânicos do Inmetro. Realizou estágio no exterior no Centre Catalã del Plástic, Universitat Politècnica de Catalunya (Terrassa-Espanha) desenvolvendo projeto na área de preparação e caracterização mecânica, térmica e morfológica de compósitos poliméricos reforçados por fibras vegetais. Tem experiência na área de Ciência dos Materiais, com ênfase em caracterização de materiais via espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X e espectroscopia Auger, atuando nos seguintes temas: polímeros condutores, blendas e compósitos, nanopartículas metálicas e materiais carbonosos. 

Thiago de Lourenço e Vasconcelos

INMETRO, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Pesquisador Tecnologista em metrologia de materiais na Divisão de Metrologia de Materiais do INMETRO. Tem experiência na área de ciências dos materiais, com ênfase em nanociência, nanotecnologia e metrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, feixe de íons focalizados (FIB), microfabricação, microscopia óptica de campo próximo (SNOM), plasmônica e espectroscopia de perda de energia do elétron (EELS). Atualmente, é o responsável pelo laboratório de SNOM no INMETRO.

Rio de Janeiro, RJ

A Auger Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação é uma organização sem fins lucrativos multidisciplinar, oficialmente vinculada aos cursos de Nanotecnologia e Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Ela trabalha  com o modelo de Ciência como Negócio e tem por objetivo atuar como interface entre o meio industrial e o acadêmico, promovendo o intercâmbio de pessoas, informações e tecnologias, através da execução de projetos em rede e a capacitação de pesquisadores para a indústria.

PEQ/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense. Realizou pesquisas pelo Instituto de Química - UFF, com ênfase em Síntese Inorgânica Aplicada e Magnetismo Molecular. Estagiou na empresa PETROBRAS, atuando em otimização de processos na refinaria de Duque de Caxias (REDUC). Realizou intercâmbio na Universidad de Granada (UGR), na Espanha. Mestre em Engenharia Química pelo PEQ/COPPE/UFRJ, atuando na área de encapsulamento de nanopartículas magnéticas em matriz polimérica. Durante o mestrado também atuou como representante discente no programa (PEQ/COPPE/UFRJ). Atualmente desenvolve projeto de doutorado na linha de nanomagnetismo e biotecnologia no PEQ/COPPE/UFRJ. Sócio fundador da startup Magtech soluções em nanopartículas magnéticas, que visa o mercado de aplicações biotecnológicas.

Bartira Rossi Bergmann

Laboratório de Imunofarmacologia, IBCCF/CCS/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Biomédica, formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (1981). Concluiu o mestrado na London School of Hygiene and Tropical Medicine - Inglaterra (1983), doutorado na Brunel University - Inglaterra (1987) e pós-doutorado na Universidade de Toronto - Canadá (1994). Foi pesquisadora visitante na Fundação Oswaldo Cruz (1987-1989). Desde 1989 é professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ onde é chefe do Laboratório de Imunofarmacologia, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas / Biofísica (nível 7 CAPES). É professora visitante na Durham University - Inglaterra (2015- ), com projetos do CNPq, British Society of Chemistry e MRC. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional - INCT em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm (2010-2015), e do INCT Nanotecnologia Farmacêutica - NANOFARMA (2017-2022). É 'Cientista do Nosso Estado' da FAPERJ, e 'Pesquisadora 1B' do CNPq. Desenvolve(u) projetos em parceria com empresas farmacêuticas como Aché, GlaxoSmithKline e Sanofi-Aventis. Fundou em 2016 a startup LeishNano para desenvolvimento tecnológico de vacinas e medicamentos inovadores, com apoio de BSL-BIOMINAS e Prointer-SEBRAE. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Imunologia e Nanobiotecnologia, mais específicamente: Leishmanioses, Tripanossomoses, Descoberta de novos alvos de drogas, Imunologia das Mucosas, Nanovacinas, Nanoimplantes, e Nanofármacos.

Renata Antoun Simao

PEMM/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Fisica pelo Instituto de Física (1985), mestrado em Física - Departamento de Física dos Sólidos (1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor associado no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais na COPPE - UFRJ. Tem experiência na área de Enegnharia de Materiais e Física, com ênfase em Superfícies e Interfaces; atuando principalmente na modificação, estruturação e funcionalização e caracterização de superfícies. Dentre as técnicas de caracterização de superfícies trabalha intensamente em microscopia de ponta de prova, principalmente microscopia de varredura de força (AFM), microscopia de força magnética (MFM), identificação e caracterização de fases e adesividade superficial. Atua também na modificação de superfícies através de tecnologia de plasma para se obter superfícies com propriedades específicas como hidrofobicidade, estabilidade química e propriedades ópticas, elétricas e magnéticas. Foi a primeira coordenadora do curso de graduação em Nanotecnologia da UFRJ de 2010 a 2012. Atuou também como coordenadora dos cursos de engenharia metalúrgica e engenharia de materiais desde janeiro de 2012 a dezembro de 2015 É membro da coordenação do curso de graduação em nanotecnologia iniciado em 2010 e representante do curso de pós graduação em engenharia de nanotecnologia no conselho deliberativo da COPPE.

Bluma Guenther Soares

PEMM/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Químico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Química Orgânica pela UFRJ(1978), doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ (1987) e pós-doutorado em compósitos condutores pela Universidade de Liege- Bélgica (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho Editorial das revistas: Journal of Applied Polymer Science, Polímeros, e The Chemistry : An Indian Journal . Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polianilina, mistura polimerica, compatibilizacao, compositos condutores e compatibilizacao reativa, compósitos e nanocompósitos, tenacificação de termorrígidos com ênfase em adesão. Possui importantes colaborações internacionais envolvendo líquidos iônicos com INSA-Lyon (França), fluidos eletroreológicos com a Universidade de Nice (França) e compósitos envolvendo resina epoxídica e nanotubos de carbono com a Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Cabo Frio, RJ

A Care Well Nanotec nasce do desejo de seus Diretores de ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida, através da conservação e manutenção de ambientes e substratos diversos com Vidro Líquido Nanotecnológico da Nanoclean, tornando-os mais seguros, limpos e protegidos, aumentando assim sua durabilidade e resistência as mais diversas intempéries e agentes deterioradores. Somos a soma de Valores e Princípios e antes de tudo de muito amor e atenção ao fator mais importante para nossa empresa: Você, cliente que precisa de um atendimento mais que especial. Nosso Lema é: Cuidar bem de tudo que te faz bem!
Nano Home, Nano Auto e Nano Nautico Cabo Frio do Grupo NanoClean são as marcas que representamos com Exclusividade em toda Região dos Lagos, nano produtos de Silica ou Titânio Alemães com alta qualidade para revestimento de todo tipo de superfície ou substrato com durabilidades de até 15 anos.

UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

O HUB veio para servir de plataforma para inovadores que trabalham nas mais diversas áreas do conhecimento. Nosso espaço permite o desenvolvimento de protótipos, cursos e acesso a uma vasta comunidade com diversos atores do ecossistema de inovação fluminense e brasileiro.

 

Guilherme Monteiro - Atuou no setor de Inovação Social da Agência UFRJ de Inovação  e teve uma experiência de estágio no setor de Defesa na Marinha do Brasil. Com uma trajetória sempre ligada ao empreendedorismo e a inovação criou a Empresa Jr. de sua graduação, se tornando presidente da organização estudantil, além de outras organizações como CHOICE e TEDxUFRJ. Atualmente mestrando em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ dedica-se ao estudo, pesquisa e prática de Inovação e possui interesse em Complexidade Econômica. E um dos responsáveis pelo HUB de Inovação na UFRJ, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ.


Fernando Limoeiro - Egresso da Biofísica na UFRJ-Xerém, cientista multidisciplinar tendo atuado em ligar as áreas das Ciências da Vida com a Tecnologia da Informação, inserindo métodos de Inteligência Artificial à busca por fármacos ativos contra o HIV-1. Foi um dos pioneiros na inserção do empreendedorismo no curso de Biofísica, tendo sido Diretor de Projeto e Inovação na empresa júnior TecX, do antigo Pólo Xerém. Participou de diversos programas de inovação tecnológica e empreendedorismo, como o Biostartup Lab, da Fundação Biominas. Hoje em dia é Diretor de Tecnologia do HUB de Inovação na UFRJ.

Please reload

MESA REDONDA

Mesa Redonda

André Luiz Torres Rosas

IMA/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Especialização em Processamento de Plásticos e Borrachas (2014) e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros (2015) pelo Instituto de Macromoleculas Professora Eloisa Mano situado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou seu Doutorado em Ciência em Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoleculas Professora Eloisa Mano situado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) com previsão de término em 2019. Também é Professor Assistente de 'Materiais Poliméricos' pela Universidade Federal no Rio de Janeiro. Possui experiência na área de: Química Orgânica: realizou pesquisa com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: condensação benzoínica e catalisadores verdes. Eletroquímica: realizou projeto de galvanização de Platina e Alumínio em peças aeronáuticas; Engenharia de Meio-Ambiente: possui experiência na produção de uma unidade de ETE (Estação de Tratamento de Efluentes); No presente momento, tem atuação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia: síntese, desenvolvimento e modificação de nanocompósitos poliméricos para aplicações em células a Combustível de Membrana de Troca Protônica e Caracterização do mecanismos de polímeros condutores nanoestruturados.

Ronaldo Pedro da Silva

UFRJ, Campus Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da PUC-Rio. Especialista Técnico em Difração de Raios-X de policristais. Possui experiência de cerca de 30 anos em ambiente empresarial, de pesquisa industrial e pesquisa científica associada à gestão e desenvolvimento de inovações em processos, produtos e serviços. Como consultor da Coordenação-Geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI atuou na gestão e execução de projetos para formulação de políticas públicas demandadas pelo MCTI, MDIC e UNESCO, na área de nanotecnologia. Atua em projetos de interesse de centros de P&D dos setores de Petróleo & Gás e Farmacêutico co m o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços em parceria com instituições como, por exemplo, o LNNano/CNPEM - Laboratório Nacional de Nanotecnologia, INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia e Pent - Programa de Engenharia da Nanotecnologia - COPPE/UFRJ. Atualmente é professor da UFRJ e do Inmetro nas áreas de planejamento estratégico, desenvolvimento de produto, inovação e empreendedorismo dos cursos de graduação em nanotecnologia, biotecnologia e biofísica, bem como da pós-graduação em biotecnologia e metrologia do Inmetro. Possui interesse nas áreas de convergência Nano + Bio + TIC  e Industria 4.0 sendo, portanto, líder do grupo de pesquisa Converge Lab. Como pesquisador-empreendedor concebeu três empresas de base cientifica e tecnológica, sendo sócio-fundador da NanoBusiness.

Tito Lívio Moitinho Alves

PEQ/COPPE/UFRJ, Rio de janeiro, RJ

Concluiu o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos. Coordena o Laboratório de Bioprocessos do PEQ/COPPE/UFRJ. Realiza pesquisas integrando conhecimentos de métodos matemáticos, biologia molecular e fenômenos interfaciais no desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos inovadores visando aplicação industrial. 

Carlos Alberto Achete

INMETRO, Duque de Caxias, RJ

Possui doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia. Atualmente encontra-se cedido ao Inmetro onde ocupa o cargo de Coordenador Geral de Laboratórios e Coordena a Divisão de Metrologia de Materiais mantendo ainda suas atividades de orientação e ensino na UFRJ. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada , com ênfase em propriedades físico químicas de materiais e filmes finos; atuando principalmente nos seguintes temas:Análise de de Superfícies e Interfaces, Microscopia de Força Atômica, Microscopai de Tunelamento e Varredura, Funcionalização de Superfície por plasma, revestimentos protetores,Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, Espectroscopia Raman e Nanometrologia.

Celio Albano da Costa Neto

UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Illinois Institute of Technology - USA (1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais não metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Mecânico, Avaliação de Vida útil de Polímeros, Cerâmicos Avançados e Compósitos.

Robson Roney Bernardo

UFRJ, Campus Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor adjunto Universidade Federal do Rio de Janeiro no pólo de Xerém e suas pesquisas estão ligadas a área de nanotecnologia.

Please reload

MINICURSO

Mini Curso

Kattya Gyselle de Holanda e Silva

Faculdade de Farmácia/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Farmácia e habilitação em Farmácia Industrial pela UFRN. Mestrado em Ciências da Saúde pela UFRN. Doutorado em co-tutela entre a UFRN (Brasil) e a Université Paris-Sud (França). Pós-Doutorado no Laboratório de Sistemas Dispersos na UFRN. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica aplicada a Nanossistemas lipídicos para liberação de fármacos. Atualmente é professora da Faculdade de Farmácia, Departamento de Medicamentos da UFRJ.

Felipe Fortes de Lima

UFRJ - Campus Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (2007) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (2011). Tem experiência na área de Polímeros, com ênfase em Síntese de Biopolímeros, Materiais Poliméricos Nanoestruturados e Purificação e Caracterização de Proteínas. Trabalhou como pesquisador com bolsa de Pós-Doutorado PNPD na área de Nanotecnologia (2013). Atualmente, é professor de Materiais Poliméricos Nanoestruturados da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco Cremona

Departamento de Física - PUC, Rio de Janeiro, RJ

Professor associado III no Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo obtido o grau de Doutor em Física na mesma instituição em 1999. Trabalhou durante oito anos no centro de pesquisa ENEA de Frascati, Roma (Itália) na área de espectroscopia óptica, caracterização de materiais, superfícies e filmes finos. Foi contemplado com a bolsa de produtividade-CNPq em 2001, coordenou e coordena diversos projetos de pesquisa. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É autor de mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais com alto fator de impacto, (Physical Review, Applied Physics Letters, Chemical Physics Letters, Thin Solid Films, Synthetic Metals, Organic Electronics). Fator H=22. Escreveu 5 capítulos de livros. Proferiu mais de 40 palestras convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais. È autor de 4 patentes de protótipos de dispositivos. Participou da Missão Brasileira para a Prospecção da tecnologia de Displays Orgânicos organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi um dos 25 cientistas brasileiros convidados a participar do evento Brazil-Day organizado pela Royal Society (London) e convidado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. É consultor científico do Inmetro para o desenvolvimento e a metrologia de Dispositivos Orgânicos na Divisão de Materiais. É consultor científico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) órgão de apoio do MCT para formulação e implementação de políticas de CT&I. É vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e tecnologia de Eletrônica Orgânica (INCT-INEO). É editor associado das revistas Optical Materials e Brazilian Journal of Physics. Coordenador de programa do XXXV ENFMC (2012). Coordenador do XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), 2015. Ensina Eletromagnetismo no Ciclo Básico do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e Fisica dos dispositivos orgânicos na Pós-graduação. Atualmente faz parte da comissão de Pós-graduação do Departamento de Física da PUC-Rio. Trabalha com o desenvolvimento e a caracterização de dispositivos orgânicos (OLEDs, OPVs, OFET, etc.) e com propriedades físicas de nanomateriais, filmes finos e superfícies, tendo como foco a caracterização espectroscópica.

SEBRAE

Rio de Janeiro, RJ

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Please reload

bottom of page