top of page

PALESTRAS

segunda 08/10

Biocatálise mediada por enzimas imobilizadas em membranas de óxido de grafeno

Palestrante: Joyce Rodrigues de Araújo

Horário: 09:00 às 10:30

Sobre: O óxido de grafeno (GO) possui elevada área superficial específica e a presença de grupos funcionais na superfície o transforma em um substrato ideal para a imobilização enzimática. Foi estudado como a enzima β-galactosidase (lactase) interage com o os grupos funcionais do óxido de grafeno (GO), por meio de técnicas como microscopia de força atômica (AFM) e ângulo de contato em água, com o intuito de determinar a conformação da enzima β-galactosidase (lactase) e, portanto, sua atividade catalítica. Nesta palestra será demonstrado como foi realizada a imobilização da enzima em duas membranas de óxido de grafeno com diferentes níveis de oxidação e quais são suas possíveis aplicações na indústria farmacêutica.

Inovação em nano-espectroscopia óptica (TERS)

Palestrante: Thiago Vasconscelos

Horário: 10:30 às 12:00

Sobre: A microscopia óptica de campo próximo aplicada ao espalhamento Raman é conhecida pela sigla TERS, do inglês tip-enhanced Raman spectroscopy. Esta recente técnica é capaz de quebrar o limite de difração para a resolução óptica, gerando imagens com informações químicas e estruturais com resolução espacial abaixo de 10 nm, mesmo utilizando luz do espectro visível. Serão apresentados um pouco da instrumentação, potenciais e aplicações de TERS, assim como dos conceitos básicos necessários para seu entendimento, como por exemplo as propriedades ópticas dos materiais, ressonâncias de plasmon, limite de resolução óptica e espectroscopia óptica. Além disso, a palestra aborda mais especificamente o desenvolvimento das tecnologias dentro desta área e realizado no Inmetro, focando na nas questões relativas à defesa da propriedade intelectual, interação com a indústria, perspectivas de mercado, e as fontes de recursos para o desenvolvimento de inovações tecnológicas.  

Movimento Empresa Junior: Empreendedorismo acadêmico

Auger Nanotecnologia

Horário: 13:00 às 14:30

Sobre: Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educativos, constituída por alunos de graduação de instituições de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação sob a supervisão de professores e profissionais especializados, preparando o aluno de graduação para o mercado de trabalho com noções técnicas de sua área de estudo e noções de processo, gerenciamento e vivência empresarial.

A AUGER é uma iniciativa estudantil vinculada oficialmente ao curso Nanotecnologia e ao curso de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, composta e conduzida por alunos de graduação dos respectivos cursos e possui o apoio das unidades: Poli – Escola Politécnica; IMA – Instituto de Macromoléculas; IF – Instituto de Física; IBCCF – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. A missão da empresa é “Formar pesquisadores de alto impacto no cenário brasileiro de Inovação Tecnológica”. Nesta palestra será dado como a Auger faz a ponte entre os cenários acadêmicos e produtivos, de maneira a inovar e empreender dentro dos cursos a qual é filiada.

Mecanismos de apoio aos movimentos de inovação de base

HUB - Guilherme Monteiro e Fernando Limoeiro

Horário: 15:00 às 16:30

Sobre: Ao longo da apresentação será exposto o HUB como plataforma físico-virtual para os movimentos de inovação de base que desejam prototipar, experimentar e interagir com diversas áreas do conhecimento. E seus mecanismos para tornar o ambiente mais favorável à inovação e ao empreendedorismo.  

terça 09/10

Oportunidades e desafios na estruturação de uma startup de nanotecnologia atuante no mercado de biotecnologia brasileiro

Palestrante: Marcel Martins - CEO & CTO da Magtech Brasil

Horário: 8:30 às 10:00

Sobre: As áreas de nanotecnologia e biotecnologia têm sido identificadas nos últimos anos como uma tendência mundial de avanço tecnológico. Estas áreas são classificadas como estratégicas principalmente no desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas à saúde humana. 
Neste contexto, a Magtech surge em 2017 propondo soluções em nanopartículas magnéticas. A startup foi fundada por jovens empreendedores com o objetivo de fornecer serviços customizados às necessidades de clientes que utilizam nanopartículas magnéticas em seus estudos e projetos. Além da atenção da empresa em nanotecnologia, a Magtech incentiva o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.
Nesta palestra, o CEO da empresa irá contar um pouco da trajetória de estruturação da Magtech, destacando a interação universidade-empresa. Além disso, serão apresentadas oportunidades e desafios do mercado de biotecnologia.

Como surge uma startup?

Palestrante: Bartira Bergmann -  Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ

Horário: 10:00 às 11:30

Sobre: A palestra focará sobre as razões que levaram uma pesquisa em nano e microtecnologia desenvolvida em laboratório da UFRJ à criação da startup LeishNano;  os estímulos e as dificuldades encontradas.

Possibilidades e desafios para inovação em nanomateriais e superfícies

Palestrante: Renata Antoun Simão - PEMM/COPPE/UFRJ

Horário: 15:00 às 16:30

Sobre: Nesta palestra serão apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento no laboratório de Superfícies e Filmes Finos - Programa de Engenharia Metalurgica e de Materiais - COPPE - UFRJ em colaboração com a indústria e visando o desenvolvimento de produtos e processos aplicáveis a área industrial. Serão apresentados exemplos de colaboração na área de análise de superficies, plásticos naturais, lignina, recobrimentos para diferentes aplicações, recobrimentos asfálticos, entre outras. 
Serão discutidas também as dificuldades encontradas no estabelecimento de uma relação permanente com as empresas, dificuldades de obter financiamento e a importância da existência das fundações de apoio a pesquisa como a COPPETEC.

quarta 10/10

Compósitos poliméricos condutores como absorvedores de ondas eletromagnéticas

Palestrante: Bluma Guenther Soares - PEMM/COPPE/ UFRJ

Horário: 8:30 às 10:00

Sobre:  Absorvedores de radiação na faixa de radiofrequência e de micro-ondas têm recebido atenção especial devido às aplicações importantes em áreas estratégicas, tais como: (i) blindagem eletromagnética de circuitos eletrônicos, cujo objetivo é evitar a interferência eletromagnética entre os componentes eletrônicos para garantir a compatibilidade eletromagnética e evitar mau funcionamento; (ii) tecnologia furtiva, ou de baixa observação, cujo objetivo é proteger ou blindar alvos aéreos, terrestres e marítimos da detecção de radar inimigo por meio da atenuação do sinal da reflexão da onda incidente. Várias estratégias têm sido estudadas para o desenvolvimento desses materiais.

Neste sentido, compósitos condutores contendo nanocargas como nanotubo de carbono, grafeno e negro de fumo tem sido bastante utilizados para este fim. Além de serem leves e apresentarem alta resistência à corrosão, a blindagem eletromagnética pode ser planejada a partir de vários fatores, tais como: quantidade da carga condutora; morfologia do compósito; morfologia da carga condutora; etc

A presente palestra propõe discutir as diversas formas de preparação de compósitos condutores de eletricidade, o efeito da natureza da carga condutora e da matriz polimérica nas propriedades elétricas bem como o efeito dessas nanocargas nas propriedades elétricas, dielétricas e na capacidade de blindagem da radiação eletromagnética, principalmente em freqüências na faixa de GHz.

Inovação com nanotecnologia para proteção de substratos e superfícies! A História da Carewell.

Palestrantes: Roosevelt Reis e Rúbio Ribas

Horário: 10:00 às 11:30

Sobre:  A Care Well Nanotec é uma empresa de produtos e serviços voltados para a higienização, conservação e manutenção de ambientes e superfícies. Desde 2015, quando se tornou representante da Nanoclean (empresa alemã de importação e exportação de nanoprodutos) no Rio de Janeiro, tem apresentado a nanotecnologia como revolucionária na fabricação de produtos devido a sua maior eficiência em relação aos produtos micro e macro no revestimento de superfícies, tornando-as altamente repelentes, impermeáveis e auto-limpantes.

Nessa palestra dois representantes da Care Well Nanotec abordarão sobre a empresa: história e evolução, apresentando os problemas e conquistas adquiridas no processo de tornar a empresa sustentável e na adesão à nanotecnologia aos seus produtos. Será dado um enfoque no vidro líquido nanotecnológico, produto destaque da empresa, apontando a sua função, funcionamento e a ideia por trás do mesmo. Ler mais sobre...

bottom of page