MINICURSOS
quinta 11/10
Nanotecnologia Verde
Professor: Bianca Pizzorno
Horário: 9:00 às 11:30
Sobre: A química verde é uma vertente da ciência capaz de desenvolver produtos eficientes, a baixo custo e com quase nulo impacto ambiental. Uma problemática conhecida na nanotecnologia refere-se aos produtos nanotecnológicos e seus impactos no ecossistema. A agregação do meio ambiente com a ciência moderna, como a nanotecnologia, incita a busca de novas rotas verdes, capazes de produzir produtos nanotecnológicos eco amigáveis. O minicurso ministrado pela Profa Dra Bianca Pizzorno Backx, abordará a importância da natureza para a nanotecnologia e da nanotecnologia para natureza!
Eletrônica Orgânica: Materiais, fabricação e aplicações
Palestrante: Marco Cremona
Horário: 08:30 às 11:30
Sobre: Neste minicurso serão abordados e discutidos diferentes propriedades dos materiais orgânicos utilizados para a fabricação de novos dispositivos optoeletrônicos como os diodos eletroluminescentes orgânicos (OLEDs), os transistores orgânicos de efeito de campo (OFET), células fotovoltáicas orgânicas (OPV) entre outros. Estes dispositivos são aplicações da nanotecnologia e formam um novo tipo de eletrônica denominada Eletrônica Orgânica. O curso iniciará com uma introdução sobre a nanotecnologia e sobre alguns dos fenômenos importantes na área dos semicondutores orgânicos como fluorescência, fosforescência, injeção de portadores, condução elétrica, recombinação, junções semicondutoras, eletroluminescência, entre outras. Em seguida serão abordadas diversas técnicas experimentais utilizadas para a caracterização dos materiais e dos dispositivos. A parte final do curso tratará mais em detalhe da fabricação dos diversos dispositivos, da teoria de funcionamento, das técnicas de caracterização e das diferentes aplicações.
Nanotecnologia Farmacêutica: Aplicações e perspectivas
Palestrante: Kattya Gyselle de Holanda e Silva
Horário: 13:00 às 16:30
Sobre: Os nanomateriais estão em todos os aspectos de nossas vidas e são cada vez mais utilizados em aplicações farmacêuticas e médicas; cosméticos e produtos pessoais; armazenamento e eficiência de energia; tratamento de água e filtração de ar; remediação ambiental; sensores químicos e biológicos; defesa militar e explosivos e em outros inúmeros produtos de consumo e materiais. No campo farmacêutico a nanotecnologia é utilizada há mais de 4 décadas, principalmente em segmentos como vetorização de medicamentos; estabilização de moléculas sensíveis na produção de alimentos, medicamentos e cosméticos; sistemas para diagnósticos, incremento de solubilidade de moléculas insolúveis, aumento da biodisponibilidade e redução de efeitos colaterais e da toxicidade. As principais nanoestruturas utilizadas para encapsulação de ativos são os lipossomas, as ciclodextrinas, as nanopartículas poliméricas e os nanosistemas lipídicos. Os ativos podem ainda estar associados a nanopartículas metálicas, fulerenos, dendrímeros, nanofibras ou nanotubos de carbono. O conhecimento dos materiais e metodologias passíveis de utilização em pesquisa farmacêutica bem como, a análise dos produtos com essa tecnologia já lançados no mercado podem estimular novos grupos de pesquisa e esclarecer como a nanotecnologia ainda pode contribui para a melhoria da saúde e a qualidade de vida das pessoas. Ler mais sobre...
Nanocompósitos de matriz polimérica biodegradável
Palestrante: Felipe Fortes Lima
Horário: 13:00 às 16:30
Sobre: A maioria dos polímeros biodegradáveis tem excelentes propriedades comparáveis a muitos plásticos à base de petróleo, são facilmente biodegradáveis e muitos, logo competem com plásticos de commodities. Assim, polímeros biodegradáveis têm grande potencial comercial para bio-plástico, mas algumas propriedades como fragilidade, baixa temperatura de distorção por calor, baixa permeabilidade a gás, baixa viscosidade do fundido para processamento adicional etc., restringem seu uso em aplicações convencionais. Contudo, o reforço por nanopartículas de polímeros para preparar nanocompósitos já provou ser uma maneira eficaz de melhorar as propriedades simultaneamente. Assim, a preparação para o processamento de nanocompósitos à base de polímeros biodegradáveis, ou seja, nanocompósitos verdes são o caminho para o futuro e considerados como a próxima geração de materiais. A progressão dos nanocompósitos poliméricos prosperou nas últimas décadas devido às suas excelentes propriedades em aplicações estruturais, elétricas e mecânicas. A inclusão de nanopartículas na matriz polimérica biodegradável tem potencial aplicação em biossensores, liberação de fármacos, embalagens, dispositivos médicos, purificação de água etc. Ler mais sobre...
Modelagem de Negócios em Nanotecnologia
SEBRAE
Horário: 08:30 às 17:30
Sobre: O Lean Canvas é uma ferramenta baseada no Business Model Canvas que tem ênfase em hipóteses que precisam ser validadas cedo na vida de uma startup. Um dos exemplos dessa ênfase é a necessidade de encontrar o encaixe entre problema de mercado e solução oferecida pela startup ao invés de se preocupar com relacionamento ou parcerias. A Oficina de Modelagem de negócios abordará a metodologia Lean Canvas visando identificar oportunidades de atuação em nanotecnologia no mercado.